- Área: 436 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Luz Adriana Diaz Domínguez
-
Fabricantes: Cemex, Interceramic, Materiales Regionales, Tecnocristales y Aluminio de Oxaca, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho requintado e a riqueza da cultura ancestral foram as diretrizes deste projeto. A Residência Oaxaca gera experiências únicas de luxo e harmonia atemporal.
Nasce da inquietude dos clientes em criar uma moradia com materiais de baixa manutenção e com acabamentos simples que são, na sua maioria, originários de Oaxaca.
Alguns dos materiais utilizados para cumprir com tal solicitação foram o concreto aparente em grande parte das paredes, peças cerâmicas elaboradas de maneira artesanal por mestres oaxaquenhos aplicadas tanto em pisos como em paredes e, para toda a carpintaria, madeira de Huanacaxtle que o proprietário tinha armazenada esperando um segundo uso.
O aspecto formal foi resultado da ideia principal da casa: obter a maior quantidade de luz natural em todo o interior por meio de uma abertura que cruza o volume completo, conformando a casa de piso a teto. Para modular a temperatura e a intensidade da luz em tal abertura, criou-se uma barreira semi-permeável construída com outro material simples e de baixa manutenção como o pisograma.
A serralheira assumiu um papel fundamental em todo o desenvolvimento da casa, tanto estruturalmente como nos acabamentos exteriores e interiores, sempre seguindo o critério de formas simples e de baixa manutenção.
Todas as paredes interiores foram rebocadas utilizando a técnica tradicional do cal, a fim que fosse possível apreciar as marcas naturais que vão adquirido as paredes deste tipo com o passar do tempo e que fossem as próprias paredes testemunhas não subornáveis da vida e da história da casa.